quinta-feira, 31 de março de 2011

SOCIOLOGIA

O pretérito da humanidade, o homem era Nômade, depois veio o sedentarismo, onde se praticava a agricultura e o pastoreiro. Surgindo en então as primeiras civilizações, entre elas Mesopotâmia, China e Egito. Na Idade Média, temos o teocentrismo ,feudalismo,nobreza clero.Estamos nos tempos Moderno surge o Iluminismo, teocentrismo,o capitalismo comercial,industrial financeiro .
A sociedade começou a ser vista como um problema a ser compreendido e explicado, na metade do século XVIII. Surgem então os princípios de sociologia, quando Jean-Jacques Rousseau escreveu seu diário sobre a origem  e os fundamentos  das desigualdades entre os homens.A Revolução Industrial na Inglaterra , que aumentavam Os problemas sociais, e a Revolução francesa que abalaria a estabilidade européia .
Nesse processo de transformação que passava a sociedade pela industrialização e grande aumento de produção e exploração do trabalhador, foi nesse momento de crise que nascia a sociologia, disciplina voltada para as relações sociais. Segundo Comte, o pai da sociologia, idéias e crenças comuns partilhadas por todas as pessoas de determinada sociedade de que seriam responsáveis  por manter a ordem na sociedade.
A sociologia estuda o comportamento do homem na sociedade, identificar os agentes sociais capaz de provocar mudanças importantes na sociedade, fundamental para seu aperfeiçoamento.  O isolamento não contribui para a evolução do intelecto, social, política, e econômico. Entender que os fatos sociais tem influência em nossas ações, levando-nos a comportarmos dessa ou daquela maneira o entendimento que para tudo tem regras e se não compridas sofremos sanções ( aplicação de leis)Ex. o uso inadequado de uma roupa em um órgão público, seremos advertidos ,e o acesso será negado.
O conhecimento da sociologia já vem sendo aplicado por muitas pessoas, e nem sempre consciente e alguns procedimentos e técnicas de pesquisa são de domínio público; empresários usam dos recursos das pesquisas, para conhecer o perfil dos seus futuros consumidores , então lançam seus produtos : o mesmo acontece com a política,os candidatos  levam suas plataformas de governo aos eleitorados demonstrando que conhecem suas necessidades .Observando e ouvindo meu professor de sociologia tenho consciência que preciso usar melhor minhas habilidades pessoais e ao expor  certos  problemas  a terceiros , colocando-o como se fosse ele o ofendido, valorizando suas qualidades e perguntando-o , que ele pode fazer para melhorar sobre as pessoas que dependem dele .

Nenhum comentário:

Postar um comentário