segunda-feira, 7 de março de 2011

MAX WEBER




Max Weber
Foi o primogênito de oito de Max Weber e Elege Fallenstein. Seu pai, protestante, era uma figura autocrata. Sua mãe uma calvinista moderada. A mãe de Helene tinha sido uma huguenote, francesa, cuja família fugira da perseguição na França. Ele foi, juntamente com Karl Marx, Vilfredo Pareto, Augusto Comte e Émile Durkheim, um dos modelos fundadores da sociologia. É conhecido sobretudo pelo seu trabalho sobre a Sociologia da religião.
Seu pai, Sr. Max Weber, foi um funcionário público e político liberal a mãe, Helene Fallenstein, A família estimulou intelectualmente os jovens Weber desde a terna idade. Matriculou-se na Universidade de direito, freqüentou  cursos de economia, política, história e teologia.Estudou em Berlim, onde obteve seu doutorado em direito em 1884. I891 a tese de habilitação, ambos com escritos da história do direto da economia.
A ética protestante e o espírito do capitalismo

Dentre as influencias que a obra de Weber manifesta, podemos enxergar também seu diálogo com filósofos como Immanuel Kant e Friedrich Nietzche e com alguns dos principais sociólogos de seu tempo, como Ferdinand Tönnies, Georg Simmel e Werner Sombart, entre outros.


Em 1918, foi um dos fundadores do Partido Democrático Alemão (DDP), exercendo notável influência na redação da Constituição de Weimar.

Weber é considerado, junto com Karl Marx e Émile Durkheim,um dos fundadores da sociologia e dos estudos comparados sobre cultura e religião, disciplinas às quais deu um impulso decisivo. A sua abordagem diferia da de Marx, que utilizou o materialismo dialético como método para explicar a evolução histórica das relações de p Weber também procurou uma ética econômica das religiões que, com exceção do Islã, seria baseada em raciocínios histórico-empíricos (Ensaios para uma Sociologia da Religião, 1920-1921). Nas suas obras publicadas postumamente, Economia e Sociedade (1922) e Ensaios sobre Economia (1922), Weber estabeleceu as bases metodológicas para a análise da economia e da sociedade. O autor defendia que a investigação sociológica só era possível devido a uma multiplicidade de casos individuais, a partir do delineamento de modelos empíricos de análise, revelando-se este método decisivo nos estudos de cultura comparada. A sua concepção de uma sociologia abrangente partia do conceito de conduta social, segundo o qual a Ciência devia explicar o fenômeno social a partir da investigação do rodução e das forças produtivas.

A sociologia Weberiana conclui que, no mundo moderno, a burocracia e  o exemplo mais típico do domínio legal, nos limites da legitimidade. Estendendo sua análise tipológica às formas de dominação social, a Sociologia weberiana distingue três tipos de dominação legítima, cada qual com sua base, a saber: a legalidade, a tradição, o carisma.

Dentre seus escritos mais conhecido destacam-se
-A ética protestante e o espírito do capitalismo (1904)
-Economia e Sociedade (1920)
-A ciência como vocação (1917)
-A política como vocação (1919)
OBRAS
·        1889; A história das companhias comerciais na idade média
·        1891; O direito agrário romano e sua significação para o direito público e privado
·        1895; O Estado Nacional e a Política Econômica
·        1904; A objetividade do conhecimento na ciência política e na ciência social
·        1905; A situação da democracia burguesa na Rússia
·        1905; A transição da Rússia á um regime pseudoconstitucional
·        1917/1920; Ensaios reunidos de Sociologia da religião. E outras.
Referências Bibliográficas
Pérsio Santos de Oliveira, Introdução á Sociologia
Weber, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo; Companhia das letras, 2004

Um comentário:

  1. Luzia, parabéns pelo esforço e saiba que tudo vale para o nosso crescimento! Marcos Vieira

    ResponderExcluir