sábado, 26 de fevereiro de 2011

GILBERTO FREYRE



               GILBERTO FREYRE
Gilberto Mello Freyr,filho De  Alfredo Freyre, juiz e Catedrático de Economia  da faculdade de Direito  de Recife e de Francisca de Melo. Descendente de indígenas, espanhóis, portugueses. Em 1830, inicia o jardim da infância, no Colégio Americano Batista, que seu pai ajudou a construir. As viagens de Guliver,foi seu primeiro contato com a literatura;  tinha dificuldade de ler e escrever, seu professor de pintura reclamava muito, pois Freyre deformava os modelos.Aprendeu a ler e escrever em inglês com Mr. Willians, que elogia seus desenhos.
Em 1909, falece sua avó materna que o mimá-lo por acreditar que seu neto era retardado, pela dificuldade de ler e escrever. Freyre estudou na Universidade de Columbia nos Estados Unidos, onde conhece Franz Boas, sua principal referência intelectual. Publica sua primeira tese em mestrado “Vida Social no Brasil nos meados do século XIX, (1954), seu primeiro e mais conhecido livro é Casa Grande e Senzala, publicado em 1933 e escrito em Portugal.
Em 1946, Gilberto Freyre entra para a política, e eleito pela UND para a Assembléia constituinte,Em 1964, apóia o golpe militar que derruba João Goulart.
                                                  Citação de Monteiro Lobato
                                      O Brasil do futuro não vai ser o que os velhos historiadores disserem e os de hoje repetem. Vai ser o que Gilberto Freyre disser. Freyre é um dos gênios de palheta mais rica e iluminante que estas terras antárticas ainda produziram.

Roberto Freyre foi reconhecido por seu estilo literário e afirmam, é um dos maiores ensaístas brasileiro. Freyre tem tido muitos de suas teses  contestados por Cientista Sociais progressistas e pelos próprios desenvolver dos fatos, como a manutenção  da desigualdade entre descendentes de escravo e descendentes de europeus.Muitos críticos afirmam que algumas teses de Freyre não são se confirmam, como manutenção do ódio racial no Estados Unidos  e das relações pacífica entre grupos  de origem étnico- sócias distintas no Brasil.
Tália,
PUBLICAÇÃO NO EXTERIOR

Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, França Inglaterra, Hungria, Japão, Polônia Portugal, Venezuela.
Portugal ocupa o pensamento de Freyre, que tem várias obras que destaca Portugal. Ocupou a cadeira 23 da Academia  Pernambucana em 1960.
  
                                                                                                    
BIBLIOGRÁFIA
·         Casa Grande &  Senzala,1933
·         Sobrados e Mucambos, 1936
·         Nordeste Aspecto da Influência da Cana Sobre a vida e a Passagem, 1937
·         Assucar, 1939
·         Olinda, 1939
·         O mundo que o Português Criou, 1940
·         A História de um Engenheiro no Brasil; 1941
·         Problemas brasileiros em Antropologia, 1943
·         Sociologia, 1945
·         Interpretação do Brasil, 1947
·         Ingleses no Brasil, 1948
·         Ordem e Progresso, 1945
·         Recife Sim, Recife Não, 1960
·         Vida Social no Brasil nos Meados do Século XIX, 1946
·         Brasil, Brasil e Brasília, 1968





   REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gilberto_Fre









Um comentário:

  1. Legal o teu blog, recordamos um pouco de nossos sociólogos , principalmente a história de amor de Augusto Conte.

    ResponderExcluir