sábado, 26 de fevereiro de 2011

Augusto Conte


Augusto Comte


Tradicionalmente considerado o Pai da Filosofia. Foi ele que usou pela primeira vez essa palavra, em 1839, em seu Curso de Filosofia Positiva.

Filósofo e Sociólogo francês 17/01/1798 – 05/09/1857, fundador do Positivismo, corrente filosófica que prega o método científico como unica forma de chegar ao conhecimento. Ingressa na Escola Politécnica em 1814, onde a mesma fecha em 1816, Conte volta AMONTPELLIER, sua cidade natal, para continuar seus estudos na faculdade de medicina. No ano seguinte volta a Escola Politécnica em Paris, mas foi expulso por participar de protestos. Em 1817 tornou-se seguidor do filosofo socialista Sint-Simon que o apresentou ao mundo intelectual francês. Já mergulhado na doutrina do positivismo, Em 1822 Conte publicou o Plano de Trabalho Científico, necessário para reorganizar a sociedade. Passados dois anos, Conte rompe com Saint-Simon ao discordar das idéias sobre suas relações entre a ciência e a reorganização da sociedade. Em um primeiro casamento que durou pouco tempo contribui para um esgotamento nervoso. Casando-se depois com Caroline Massim de quem se divorciou em 1842. Em 1830 iniciou a publicação de seu “Curso de Filosofia Positiva”, concluído 12 mais tarde. Em 1832 retornou a Escola politécnica para lecionar, não obtendo cátedra, saiu em 1844. No fim deste mesmo ano, já com 46 conhece Clotilde de Vão, devotava-lhe um grande amor platônico, estado que o leva a plena criatividade, é mais fácil criar amando. Clotilde com sua inteligência brilhante mostra ao Conte, outras facetas do relacionamento humano, que o leva a criar a Moral Teórica; não demorando muito perde sua amada, que falece no início de 1846. 1851 e 1854 publicaram os volumes do "Sistema de política positivista", cujas idéias viriam fundamentar várias correntes de pensamento político, em vários países. Das criticas aos matemáticos, feitas no prefácio do último volume do curso de filosofia Positiva, publicado em 1842, custou-lhe a expulsão definitiva da Escola Politécnica. Auguste Comte , afirmou que chegará a hora de os biólogos e sociólogos  ocuparem  o primeiro posto intelectual.Desprovido financeiramente  recebeu ajuda de amigos e admiradores e entre eles ,filosofo  John Stuart Mill e entusiasmado discípulo Littre.Em 1847, com 59 anos , Conte falece .Segundo Conte , afirmava que a sociedade deveria ser como um organismo vivo, cujas partes desempenhar funções específicas que contribuem para manter o equilíbrio do todo  Sua última casa foi transformada em museu ,adquirida  por positivista.                    

CURIOSIDADE!
As idéias de Auguste Conte contribui para a formação da república do Brasil. O lema da bandeira brasileira “ORDEM E PROGRESSO”, foi inspirado na doutrina desse filosofo  francês Opúsculo de Filosofia Social.    
Principais Obras
·        Da divisão do trabalho social, 1893;
·        Regras do método sociológico, 1895;
·        A lei do come e Mata 1896;
·        As coisas do nosso mundo atual1896
·        O homem, 1897;
·        Sociedade e trabalho, 1907
·        O que fomos nós nas nossas vidas antepassadas?1910
·        As formas elementares de vida religiosa, 1912
·        As formas elementares de vida religiosa, 1912







Referências bibliográficas
Ideologia e sociedade de Martins, J. de S. Rio.1830
Livro Introdução á Sociologia de Pérsio Santos de Oliveira
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário