quinta-feira, 31 de março de 2011

SOCIOLOGIA

O pretérito da humanidade, o homem era Nômade, depois veio o sedentarismo, onde se praticava a agricultura e o pastoreiro. Surgindo en então as primeiras civilizações, entre elas Mesopotâmia, China e Egito. Na Idade Média, temos o teocentrismo ,feudalismo,nobreza clero.Estamos nos tempos Moderno surge o Iluminismo, teocentrismo,o capitalismo comercial,industrial financeiro .
A sociedade começou a ser vista como um problema a ser compreendido e explicado, na metade do século XVIII. Surgem então os princípios de sociologia, quando Jean-Jacques Rousseau escreveu seu diário sobre a origem  e os fundamentos  das desigualdades entre os homens.A Revolução Industrial na Inglaterra , que aumentavam Os problemas sociais, e a Revolução francesa que abalaria a estabilidade européia .
Nesse processo de transformação que passava a sociedade pela industrialização e grande aumento de produção e exploração do trabalhador, foi nesse momento de crise que nascia a sociologia, disciplina voltada para as relações sociais. Segundo Comte, o pai da sociologia, idéias e crenças comuns partilhadas por todas as pessoas de determinada sociedade de que seriam responsáveis  por manter a ordem na sociedade.
A sociologia estuda o comportamento do homem na sociedade, identificar os agentes sociais capaz de provocar mudanças importantes na sociedade, fundamental para seu aperfeiçoamento.  O isolamento não contribui para a evolução do intelecto, social, política, e econômico. Entender que os fatos sociais tem influência em nossas ações, levando-nos a comportarmos dessa ou daquela maneira o entendimento que para tudo tem regras e se não compridas sofremos sanções ( aplicação de leis)Ex. o uso inadequado de uma roupa em um órgão público, seremos advertidos ,e o acesso será negado.
O conhecimento da sociologia já vem sendo aplicado por muitas pessoas, e nem sempre consciente e alguns procedimentos e técnicas de pesquisa são de domínio público; empresários usam dos recursos das pesquisas, para conhecer o perfil dos seus futuros consumidores , então lançam seus produtos : o mesmo acontece com a política,os candidatos  levam suas plataformas de governo aos eleitorados demonstrando que conhecem suas necessidades .Observando e ouvindo meu professor de sociologia tenho consciência que preciso usar melhor minhas habilidades pessoais e ao expor  certos  problemas  a terceiros , colocando-o como se fosse ele o ofendido, valorizando suas qualidades e perguntando-o , que ele pode fazer para melhorar sobre as pessoas que dependem dele .

segunda-feira, 7 de março de 2011

MAX WEBER




Max Weber
Foi o primogênito de oito de Max Weber e Elege Fallenstein. Seu pai, protestante, era uma figura autocrata. Sua mãe uma calvinista moderada. A mãe de Helene tinha sido uma huguenote, francesa, cuja família fugira da perseguição na França. Ele foi, juntamente com Karl Marx, Vilfredo Pareto, Augusto Comte e Émile Durkheim, um dos modelos fundadores da sociologia. É conhecido sobretudo pelo seu trabalho sobre a Sociologia da religião.
Seu pai, Sr. Max Weber, foi um funcionário público e político liberal a mãe, Helene Fallenstein, A família estimulou intelectualmente os jovens Weber desde a terna idade. Matriculou-se na Universidade de direito, freqüentou  cursos de economia, política, história e teologia.Estudou em Berlim, onde obteve seu doutorado em direito em 1884. I891 a tese de habilitação, ambos com escritos da história do direto da economia.
A ética protestante e o espírito do capitalismo

Dentre as influencias que a obra de Weber manifesta, podemos enxergar também seu diálogo com filósofos como Immanuel Kant e Friedrich Nietzche e com alguns dos principais sociólogos de seu tempo, como Ferdinand Tönnies, Georg Simmel e Werner Sombart, entre outros.


Em 1918, foi um dos fundadores do Partido Democrático Alemão (DDP), exercendo notável influência na redação da Constituição de Weimar.

Weber é considerado, junto com Karl Marx e Émile Durkheim,um dos fundadores da sociologia e dos estudos comparados sobre cultura e religião, disciplinas às quais deu um impulso decisivo. A sua abordagem diferia da de Marx, que utilizou o materialismo dialético como método para explicar a evolução histórica das relações de p Weber também procurou uma ética econômica das religiões que, com exceção do Islã, seria baseada em raciocínios histórico-empíricos (Ensaios para uma Sociologia da Religião, 1920-1921). Nas suas obras publicadas postumamente, Economia e Sociedade (1922) e Ensaios sobre Economia (1922), Weber estabeleceu as bases metodológicas para a análise da economia e da sociedade. O autor defendia que a investigação sociológica só era possível devido a uma multiplicidade de casos individuais, a partir do delineamento de modelos empíricos de análise, revelando-se este método decisivo nos estudos de cultura comparada. A sua concepção de uma sociologia abrangente partia do conceito de conduta social, segundo o qual a Ciência devia explicar o fenômeno social a partir da investigação do rodução e das forças produtivas.

A sociologia Weberiana conclui que, no mundo moderno, a burocracia e  o exemplo mais típico do domínio legal, nos limites da legitimidade. Estendendo sua análise tipológica às formas de dominação social, a Sociologia weberiana distingue três tipos de dominação legítima, cada qual com sua base, a saber: a legalidade, a tradição, o carisma.

Dentre seus escritos mais conhecido destacam-se
-A ética protestante e o espírito do capitalismo (1904)
-Economia e Sociedade (1920)
-A ciência como vocação (1917)
-A política como vocação (1919)
OBRAS
·        1889; A história das companhias comerciais na idade média
·        1891; O direito agrário romano e sua significação para o direito público e privado
·        1895; O Estado Nacional e a Política Econômica
·        1904; A objetividade do conhecimento na ciência política e na ciência social
·        1905; A situação da democracia burguesa na Rússia
·        1905; A transição da Rússia á um regime pseudoconstitucional
·        1917/1920; Ensaios reunidos de Sociologia da religião. E outras.
Referências Bibliográficas
Pérsio Santos de Oliveira, Introdução á Sociologia
Weber, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo; Companhia das letras, 2004

domingo, 6 de março de 2011

ÉMILE DURKHEIM

                                                  
Nasceu em  Épinal,na Alsácia. 15 abril 1858. Descendente de uma família Judia, iniciou seus estudos filosóficos na Escola Normal Superior de Paris Indo depois para Alemanha, em sua obra explica os fenômenos religiosos a partir  de fatores sociais e não divinos; manteve-se próximo a comunidade judaica.
·        Maior parte de seus colaboradores eram seus sobrinhos entre eles Marcel Mauss, formaram um grupo que ficou conhecido como Escola Sociológica francesa. Durante esses estudos teve contatos com as obras de Auguste Comte e Herbert Sperneque, o influenciaram significativamente na tentativa de ir buscar a Cientificidade nos estudo das humanidades...